Etapas da gravidez.

Evolução da gravidez a cada trimestre.

Camila Tavares.

Assim que se descobre grávida, a mulher começa a sentir mudanças no corpo e no emocional. No primeiro trimestre de gestação sente-se frágil e costuma chorar a toa. Perda de peso, inchaço nas mamas, cólicas, sede e muita vontade de fazer xixi também são sintomas comuns nesta época.
Enquanto isso, o então aglomerado de 100 células do óvulo fecundado é preso ao útero, começa a se desenvolver até virar feto. Ao final do primeiro trimestre, ele está formado e tem cerca de sete centímetros, fase em que seu sexo também pode ser conhecido. A partir do segundo trimestre a grávida tem barriga aparente e chega a ganhar de um a 1,5kg por mês. No final deste período, a gestante sente os movimentos do bebê. As dores nas costas são bem comuns nesta fase por causa da mudança do eixo de gravidade.

"O feto já tem cerca de 500g e tem completa formação e evolução. Ele ainda não está preparado para sobreviver sozinho porque os órgãos ainda não estão maduros", diz o chefe do setor de reprodução humana da Faculdade de Medicina do ABC e médico do Instituto H. Ellis, Nélson Antunes Junior.

No último trimestre da gravidez a gestante começa a sentir restrições físicas, muito cansaço, dor na coluna e pernas, além de inchaço nas mãos e pés. As noites já não são confortáveis por causa do peso e volume da barriga e a ansiedade traz nervosismo à mãe.

Nesta fase, o útero já pesa cerca de 5kg e o bebê já está com 3kg. A criança já está completamente formada e madura, pronta para nascer.

Redação Terra.

- Terra | 2006-02-25 01:22:56





Opinião

O evangelho não é uma doutrina de língua, mas de vida. [João Calvino]