Acne

Acne é uma doença de pele, conhecida popularmente como espinha (em sua forma abcedada) e cravo. É mais frequente na adolescência, quando o nível de hormônios sexuais elevados causam o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de bolhas e pontos negros principalmente no rosto, costas, peito e também nos ombros.

As vezes os poros bloqueados se infeccionam aparecendo bolhas cheias de pus. Muito comumente se coça ou espreme essas bolhas, causando o espalhamento da infecção e podendo deixar cicatrizes.

Manifestações clínicas

Uma descrição simplificada da acne seria o aumento de secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, em conjunto com o acúmulo de células mortas no orifício do folículo polissebático, formando uma obstrução deste local. Essa obstrução impede a saída de sebo pelo orifício. O acúmulo de sebo libera algumas substâncias que irritam a pele, causando inflamação, e é um meio propício para as bactérias se desenvolverem.

As lesões da acne surgem principalmente no rosto e com menor frequência nas costas, peitos, ombros e braços.

Em seu processo de desenvolvimento a acne adquire diversas formas. Representadas a seguir em grau de desenvolvimento e gravidade:

seborréia: é o excesso de secreção sebácea que ocorre no rosto e tronco. A pele se torna oleosa e brilhante e com aparente dilatação do orifício de saída do folículo policebáceo. Ainda que as pessoas que desenvolvem a doença produzam mais quantidade de sebo que os não afetados, a intensidade da acne nem sempre está relacionada com a intensidade de seborréia. Uma medida para impedir o excesso de produção sebácea é o uso de retinóides tópicos e isotretinoína porque essas substâncias interferem no tamanho e produção de sebo das glândulas sebáceas.

comedão: é a lesão mais característica da acne. O comedão fechado é de difícil visualização, sendo uma elevação cutânea de cor embranquecida ou amarelada. O comedão aberto ou cravo, costuma não ser elevado mas também pode se apresentar como uma pequena elevação dura de cor preta, devido ao acúmulo de melanina.

pápula: é a inflamação do comedão, que se torna avermelhado e aumenta de tamanho de 1 a 4 milímetros. É dolorosa e se desenvolve principalmente do comedão fechado. O comedão aberto se inflama quando manipulado sem assepsia.

pústula: é a evolução da pápula, com elevação da pele em uma bolsa de pus de pronfudidade variável, acompanhada de coceira e dor.

nódulo: é uma lesão profunda, coberta por pele normal que evolui até a inflamação e termina com a formação de cicatrizes.

cicatriz: as cicatrizes podem ser atróficas, hipertróficas ou quelóides. Os quelóides se apresentam como inchaços bem delimitados, porém de formato irregular de cor rosa a vermelho escuro.

Efeitos psicossociais

Além das cicatrizes, os principais efeitos da acne são psicológicos, como redução da auto-estima e depressão. A acne geralmente aparece na adolescência, quando as pessoas tendem a ser mais inseguras socialmente.

Alvos de discriminação, as pessoas acometidas pela doença buscam o isolamento social. A acne atinge a vida social do indivíduo profundamente, pois é justamente na fase da adolescência em que se desenvolvem as relações sociais, o amadurecimento emocional e psicológico.

Por esses motivos, é aconselhável além do tratamento físico, também o acompanhamento psicológico do paciente, para que saiba lidar com a doença e não se afaste do meio social.

Controle

A acne pode ser controlada através de uma higienizacao adequada da pele - hoje estao disponiveis no mercado inumeros tipos de sabonetes, locoes higienizantes e adstringentes para tratar a pele acneica. Controlar a oleosidade é essencial no caso de pessoas que apresentam este problema. O uso de medicamentos tópicos(geis ou loçoes)é uma boa alternativa de tratamento e, em casos mais graves, podem ser usados antibióticos. Recentemente surgiu a possibilidade de tratamento com Roacutan - isotretinoína, sendo esta alternativa indicada somente para Acne de graus elevados devido ao grande numero de efeitos coletarais e riscos que o medicamento apresenta. Mulheres tomando isotretinoína não podem engravidar, sob risco de má-formação do feto.

Tratamentos

Existem muitos produtos no mercado para tratar a acne, muitos deles sem que os efeitos tenham sido comprovados cientificamente. Contudo, uma combinação de tratamentos pode reduzir muito a gravidade da acne na maioria dos casos. Os tratamentos que são mais efetivos devem ser acompanhados de perto por um dermatologista porque possuem uma maior possibilidade de efeitos colaterais. Deve-se consultar um médico especializado para escolher qual tratamento utilizar, principalmente quando utilizados em combinação.

Cuidados com a Acne

A limpeza com produtos pesados pode piorar o estado clínico porque irritam a pele. A acne não aparece porque a pele está suja.

Para um tratamento adequado é indispensável a consulta com um dermatologista.

- Wikipédia | 2006-05-07 10:58:01





Opinião

O evangelho não é uma doutrina de língua, mas de vida. [João Calvino]