X

Descoberta fortaleza militar egípcia de 3 mil anos

Fortaleza militar do Império Novo (séculos XV a.C.-X a.C.) que defendia a fronteira do Egito.

As autoridades egípcias apresentaram nesta segunda-feira em Qantara Sharq, na Península do Sinai, a descoberta dos restos de uma fortaleza militar do Império Novo (séculos XV a.C.-X a.C.) que defendia a fronteira do Egito.

Do que foi uma fortaleza com muros de 4 m de espessura, armazéns, templos, palácios e estábulos para cavalos, restam apenas a estrutura do forte, um sarcófago de rocha, duas múmias de mulheres e muitos restos de olaria. As duas múmias, uma deitada de lado e a segunda com as mãos cruzadas sobre o peito - a posição mais habitual da mumificação -, datam do fim da época dos hicsos, povo que dominou o Egito durante 150 anos, a partir de 1730 a.C., período no qual se constituíram as dinastias XV e XVI.

A fortaleza, com uma superfície de 150 metros quadrados, data da dinastia XVIII e representa o extremo oeste de uma linha defensiva de 11 fortalezas similares que se estendia pelo norte do Sinai até o que hoje é a cidade palestina de Rafah, na Faixa de Gaza, explicou o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Zahi Hawass.

Hawass convocou um grupo de jornalistas para mostrar os restos da fortaleza, da qual se tinha notícia por ser mencionada em textos descobertos no templo de Karnak, na cidade de Luxor. O lugar, identificado como Zaro en Karnak, está localizado no que hoje se chama Tel Habua, 3 km ao norte de Qantara Sharq, quase colado ao Canal de Suez.

"É a fortaleza mais antiga da Rota Guerreira de Hórus, que se estendeu entre Egito e a Palestina", disse Hawass. O secretário-geral informou que a fortaleza de Zaro foi construída sobre uma cidade dos hicsos.

Hawass ressaltou a importância dos indícios de porões e armazéns, um deles capaz de abrigar 187 toneladas de legumes. "Isto confirma que a fortaleza foi a adega central de abastecimento do Exército faraônico encarregado de proteger a fronteira leste do Egito", disse. Os muros que cercavam Zaro desapareceram totalmente, mas as escavações permitiram identificar camadas de diferentes épocas da história egípcia.

Fonte: Terra

Quando me queres bem, nesse momento é que me torno melhor.

mais frases

Powered by Genesis Digital