Sabedoria do mestre

Numa aula de filosofia , o professor quis demonstrar um conceito aos seus alunos. Ele pegou um vidro de boca larga, e dentro colocou pedras grandes. E perguntou à classe:

- Este vaso está cheio?

Vendo o vaso repleto de pedregulhos, os alunos responderam:

- Sim!

Imediatamente, o professor pegou um balde de britas e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos ocuparam os espaços entre as pedras grandes. Então, ele perguntou aos alunos:

- E agora?

Desta vez, alguns emudeceram, mas a maioria respondeu:

- Agora está cheio!

O professor, então, levantou uma lata de areia e a derramou dentro do vaso. A areia preencheu os espaços entre as pequeninas pedras e pedregulhos. E, pela terceira vez, o professor perguntou:

- Respondam-me: deu para encher?

A essa altura, os alunos estavam receosos, mas novamente, alguns responderam:

- Sim!

Finalmente, o mestre pegou um jarro com água e despejou o líquido dentro do vaso. A água encharcou e saturou a areia, tomando todo o vaso. Neste ponto, o professor perguntou para a classe:

- Qual é o objetivo desta demonstração?

O melhor aluno da classe levantou a mão e respondeu:

- Não importa quanto a vida de alguém esteja saturada, ele sempre conseguirá espremer dentro algo mais!

- Não exatamente! - respondeu o professor - o ponto é o seguinte: a menos que você, em primeiro lugar, coloque as pedras grandes dentro do vaso, nunca mais conseguirá colocá-las lá dentro. Vamos! Experimente - disse o professor ao aluno, entregando-lhe outro vaso igual ao primeiro, com a mesma quantidade de pedras grandes, de pedregulhos, de areia e de água.

O aluno começou a experiência, colocando primeiramente a água, depois a areia, depois os pedregulhos e, por último, tentou colocar as pedras grandes. Verificou, surpreso, que elas não couberam no vaso, que já estava repleto com as coisas menores. Então, o mestre explicou para o rapaz:

- As pedras grandes são as coisas realmente importantes de sua vida: seu crescimento espiritual.

Quando você dá prioridade a isso e se mantém aberto para Deus, as demais coisas se ajustarão por si só: seu relacionamento pessoal (família, amigos), suas obrigações (profissão, afazeres), seus bens e todas as demais coisas menores que completam a vida. Mas, se você preencher sua vida somente com as coisas insignificantes (pequenas), então aquelas que são realmente importantes, nunca terão espaço em sua vida. Esvazie seu vaso (coração) e comece a preenchê-lo com as pedras grandes (rocha que é o Senhor Jesus).

"Buscai, pois em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas as cousas vos serão acrescentadas" (Mateus 6.33).

Autor: desconhecido

 

 



Mensagem gospel por email

LER OUTRAS MENSAGENS