Com lágrimas, uma Igreja no Tibete

O Tibete é um país que fica nas montanhas do Himalaia, o mais alto do mundo, seu povo é budista, tem 7 milhões de habitantes não conhecemos nenhuma Igreja.

Muito amados no Senhor, O Tibete é um país que fica nas montanhas do Himalaia, o mais alto do mundo, seu povo é budista, tem 7 milhões de habitantes não conhecemos nenhuma Igreja; é talvez a região mais esotérica do mundo, lá vão místicos de todo lugar adorar não sei o quê.
O budismo nasceu 6oo anos AC, é uma filosofia religiosa que tem atraido milhões de pessoas; é hoje uma das três maiores fortalezas anticristãs, juntamente com o hinduismo e o islamismo. Através da história não temos conhecimento de que um dia uma Igreja do Senhor tivesse sido implantada lá. Fazem quase 3 anos que estamos tentando descobrir cristãos no Tibete; em 2002 o pr Silvio, presidente da Casa das Meninas no Nepal esteve lá, em 2003 eu fui, em 2004 o pr Lucianao foi, ocasião em que descobriu lá um cristão. Estive lá novamente nêste ano, eu o pr Gilvando, de Uberaba; cheguei de lá dia 7 passado.

O Nawang (Nauam), o cristão que o Luciano descobriu havia sido preso com sua esposa na capital, Lhasa, em celas separadas, ele apanhou da policia e ela foi torturada para confessarem a existência de outros cristãos; depois, soltos, fugiram para Xangai.

Mas quando lá chegamos tínhamos o número de um telefone de um rapaz que havia se convertido com o Nawang, telefonei a êle e conseguimos assim contato com o segundo cristão no Tibete; êle veio ao Hotel onde estávamos com sua esposa e filha e mais uma irmã, foi um momento incrível! tivemos uma longa comunhão, dei a ele o Novo Testamento em inglês, em cedês, que sempre levo nas minhas viagens e uns vinte cedês de adoração (ele nunca havia lido a Bíblia).

O Nawang havia ido de Xangai para Kathmandu, onde mora sua mãe, deixando o telefone com o nosso irmão em Lhasa, o Tumpten Thasi. Voltando a Kathmandu encontramos o Nawang e sua esposa, foi outro momento lindo demais; o Nawang está sendo procurado pela policia no Tibete e não pode por enquanto voltar para lá, mas vai, com nossa cobertura, começar um trabalho com refugiados tibetanos no Nepal (existem hoje um número aproximado de 100.o000 refugiados tibetanos vivendo no Nepal).

O Tumpten Tashi, agora também sob nossa cobertura e suporte, conhece mais 4 crentes em Lhasa, os quais estamos orientando que se reunam umavez por semana em praças, ou restaurantes, ou fora da cidade, sempre em lugares diferentes, criando dessa forma um sentido de Igreja, de corpo. Assim o Senhor está gerando, com lágrimas, uma Igreja no Tibete. Juntos levando o nome do Senhor àqueles que nada tinham ouvido a seu respeito.

Jose Rodrigues - www.mcmpovos.com | 2005-11-06 09:15:47





Opinião

O evangelho não é uma doutrina de língua, mas de vida. [João Calvino]