Feijoada

Ingredientes:

Couve à mineira
3 maços de couve
Molho
3 colheres (sopa) de salsa picadinha
3 colheres (sopa) de cebolinha picadinha
1 copo de suco de limão
1 pitada de pimenta-do-reino
1 colher (sopa) de pimenta malagueta picada

6 colheres (sopa) de cebola batidinha
sal
7 colheres (sopa) de óleo
1 folha de louro
3 dentes de alho socados
100 g de toucinho defumado
500 g de lombo
500 g de lingüiça
2 kg de feijão preto
1 kg de carne defumada
1 kg de carne de porco salgada
500 g de paio
1 pé de porco
1 orelha de porco
1 língua de porco

Modo de Preparo:

Escolha e lave o feijão. Deixe-o de molho em água fria de véspera. Lave bem as carnes para tirar o excesso de sal. Deixe-as também de molho em água fria, mas em vasilha separada, trocando a água de quando em quando. No dia seguinte, cozinhe em panelas separadas o feijão e as carnes. Quando o feijão estiver macio, refogue o alho e a cebola no óleo, junte 3 ou 4 colheradas de feijão, amasse, acrecente algumas colheradas do caldo do feijão e deixe ferver. Despeje em seguida na panela de feijão.
Quando as carnes estiverem cozidas, despeje-as também na panela de feijão, que deve ser bem grande. Deixe ferver durante 15 ou 20 minutos, para tudo tomar gosto. Se gostar de louro, pode acrescentar uma folha. Prove o sal e, se preciso, acrescente. Como as carnes são salgadas, nem sempre é necessário pôr mais sal. Pode servir a feijoada em tigelas individuais, de barro ou cerâmica, colocando em cada uma algumas colheradas de feijão e as várias carnes cortadas em pedaços. Acompanha-se a feijoada com arroz branco, couve à mineira, farinha de mandioca torrada, laranjas meio ácidas, descascadas e cortadas em fatias, e o próprio molho. A bebida apropriada é a batida de limão ou caipirinha.

Molho:

Amasse um pouco as pimentas e junte os outros ingredientes. Se preferir um molho menos forte, pode acrescentar uma colher de sopa de água.

Couve à mineira

Lave a couve, tire os talos, arrume uma folha sobre a outra, enrole e corte bem fininho. Aperte numa vasilha com água para não ficar tão amarga. Refogue 2 colheres de sopa de cebola em 4 colheres de óleo. Esprema bem a couve e junte ao refogado. Acrecente o sal e mexa. Deixe alguns minutos no fogo, mexendo bem. Não deve ser cozida demais.

Tempo de preparo: 1 dia.
Rendimento: 15 porções.

- Terra | 2006-02-28 11:14:05





Opinião

O evangelho não é uma doutrina de língua, mas de vida. [João Calvino]